ES ES

Tratamentos - Insuficiência venosa crônica

Insuficiência venosa crônica

A classificação clínica da insuficiência venosa crônica pode ser feita através da classificação CEAP (1995) onde pode ir de classe 0 a 6.

Tabela de classificação clínica CEAP (1995) de doença venosa crônica:

Classe 0

Sinais não visíveis nem palpáveis de doença venosa

Classe 1

Telangiectasias ou veias reticulares

Classe 2

Veias varicosas

Classe 3

Edema

Classe 4

Alterações da pele próprias da doença venosa (pigmentação, eczema venoso, lipodermatoesclerose)

Classe 5

Alterações de pele ao redor de úlcera cicatrizada

Classe 6

Alterações de pele com úlcera ativa (feridas nas pernas)

 

A Pró-Circulação reabilita o doente venoso grave não somente em termos de refluxos e permeabilidades (varizes e tromboses), mas também atuando nas chamadas bombas impulso aspirativas, que são estruturas circunvizinhas às veias (músculos, tendões e articulações) como elemento fundamental para o diagnóstico e prognóstico da enfermidade.

A disfunção das bombas impulso aspirativas distais é consequência da hipertensão venosa crônica, resultando em edema (pernas inchadas), alterações de pele e úlceras.

Mais de 2/3 dos pacientes com úlceras venosas no membro inferior apresentam uma função comprometida da bomba muscular da panturrilha, isso explica o porquê de alguns resultados advindos das cirurgias de varizes serem desapontadores para a cura da enfermidade. A reabilitação venosa através da cinesioterapia, definido como o estudo e aplicação do movimento na arte de curar, visa aumentar a capacidade de injeção venosa por meio de exercício físico programado, tendo o objetivo de impedir a grave evolução da enfermidade.

A Pró-Circulação utiliza a cinesioterapia como meio de reabilitação venosa tendo como objetivos melhorar a qualidade de vida, diminuir a dor, os riscos de abrir novas feridas, o inchaço, melhorar a qualidade da pele, entre outros benefícios.

Analisando a perda muscular (sarcopenia) que acomete as pessoas com o envelhecimento, e que pode acentuar-se com doenças adjuvantes (p.ex. Insuficiência venosa crônica), a Pró-Circulacao - Dr. Eduardo S. Da Matta aplica a FISIOLOGIA DO ESPORTE na reabilitação venosa, seguindo criteriosamente as diretrizes do American College of Sports Medicine, com o intuito de aprimorar a cinesioterapia propriamente dita.

Clínica Pró-Circulação - Dr. Eduardo S. Da Matta © 2013 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Pop-Up Digital